Associados
Beneméritos


MATERIAL CIRCULANTE DE BITOLA VARIÁVEL (TALGO)

Realizou-se no passado dia 29 de Março no hotel Sofitel em Lisboa a 2ª Sessão técnica da ADFERSIT sobre a temática do Material Circulante Ferroviário de Bitola Variável. Os oradores convidados foram os engº Emílio Garcia, Director de Investigação e Desenvolvimento da empresa espanhola Talgo e o engº João Meireles Director Regional do Departamento de Mercado da Talgo. A Sessão foi moderada engº Acúrcio dos Santos, director da CP Regional.

Img_01 Img_02 Img_03

A abertura foi feita pelo Prof. Mário Lopes, Vice-Presidente da ADFERSIT, que fez o enquadramento da Conferência e explicou a sua oportunidade. Esta está associada ao cancelamento do concurso do troço Lisboa-Poceirão da Linha de Alta Velocidade e bitola europeia Lisboa-Madrid. Neste contexto, além dos 3 factores referidos na anterior Sessão do dia 24, realçou a importância de rentabilizar o troço Poceirão-Caia, já adjudicado, de forma a evitar o abandono do projecto da construção da nova rede de Alta Velocidade e bitola europeia. Se isto acontecesse, com o processo de migração da bitola em Espanha, a médio prazo a rede ferroviária portuguesa transformar-se-ia numa ilha ferroviária. Esta situação teria consequências extremamente negativas para a competitividade da economia portuguesa, pois nessas condições Portugal apenas disporia de meios pouco competitivos para efectuar as suas trocas comerciais terrestres com os restantes Estados Membros da UE.

A apresentação do engº Emílio Garcia pode ser dividida em três partes: (i) uma breve apresentação da Talgo, (ii) a evolução dos comboios de passageiros de eixos variáveis e dos intercambiadores ao longo dos últimos 40 anos, tendo sido também feita uma referência à existência de eixos variáveis para comboios de mercadorias e (iii) por fim a descrição das características técnicas dos comboios de passageiros de duplo eixo da Talgo actualmente em circulação em Espanha e da próxima geração de comboios deste tipo, que poderão atingir velocidades de 300km/h e estarão disponíveis em breve.

Após a apresentação do engº Emílio Garcia seguiu-se o debate moderado pelo engº Acúrcio Santos, em que se discutiram detalhes técnicos das características dos comboios de eixo variável e da operação de variação da distância entre rodas durante a passagem nos intercambiadores, expressaram-se diferentes opiniões sobre as vantagens e desvantagens técnico-económicas da utilização dos comboios de passageiros de eixo variável e referiram-se as razões da não utilização comercial de comboios de mercadorias de eixos variáveis.


CONFERÊNCIA ADFERSIT

CONFERENCISTAS

  Orador01 Mário Lopes
Vice-Presidente da Direcção da ADFERSIT

“ENQUADRAMENTO DA CONFERÊNCIA”

  Orador02

Emilio Garcia (TALGO)
Conferencista
[PDF]

 

  Orador02

João Constantino Meireles (TALGO)
Conferencista
[PDF]

 

  Orador03

Acúrcio dos Santos
Moderador


CONTEÚDOS

DOWNLOADS

Podcast

Ficheiro audio:
Mário
Lopes

Podcast

Ficheiro audio:
Emilio
Garcia

Podcast

Ficheiro audio:
João
Meireles

Podcast

Ficheiro audio:
Acúrcio dos
Santos

Podcast

Ficheiro audio:
Debate

Podcast

Ficheiro PDF:
Emilio
Garcia

Podcast

Ficheiro PDF:
João
Meireles

Podcast

Ficheiro ZIP:
Conteúdos
Extra

 

Retroceder

Siga-nos em LinkedInfacebook| Contactos | Mapa do site | Termos e condições de utilização | @ 2010 ADFERSIT. Todos os direitos reservados