Associados
Beneméritos


MATERIAL CIRCULANTE DE BITOLA VARIÁVEL (CAF)

Realizou-se no passado dia 24 de Março no hotel Sofitel em Lisboa a 1ª Sessão técnica da ADFERSIT sobre a temática do Material Circulante Ferroviário de Bitola Variável. O orador convidado foi o engº Mário Moura Gestor da Divisão Internacional da empresa basca CAF. A Sessão foi moderada engº Acúrcio dos Santos, director da CP Regional.

Img_01 Img_02 Img_03

A abertura foi feita pelo Prof. Mário Lopes, Vice-Presidente da ADFERSIT, que fez o enquadramento da Conferência e explicou a sua oportunidade. Esta está associada ao cancelamento do concurso do troço Lisboa-Poceirão da Linha de Alta Velocidade e bitola europeia Lisboa-Madrid. Face (i) à actual situação económica do país, que torna impossível a realização desta obra nos anos mais próximos, (ii) ao interesse em rentabilizar o troço Poceirão-Caia já adjudicado, (iii) ao interesse em trazer os comboios de passageiros vindos de Madrid directamente à cidade de Lisboa de forma a evitar transbordos que os passageiros detestam e reduzem a atractividade do caminho-de-ferro face a outros meios de transporte, a única possibilidade de viabilizar um serviço de passageiros Lisboa-Madrid competitivo é a utilização de comboios de eixo variável.

A apresentação do engº Mário Moura pode ser dividida em três partes: (i) uma breve apresentação da CAF, (ii) uma resenha histórica dos problemas de diferença de bitola entre a península Ibérica e a Europa e da forma como têm sido resolvidos nas últimas décadas, incluindo a evolução dos intercambiadores ao longo dos últimos 40 anos e (iii) por fim a descrição das características técnicas dos comboios de passageiros de duplo eixo da CAF actualmente em circulação em Espanha e da próxima geração de comboios deste tipo que poderão atingir velocidades de 300km/h e estarão disponíveis em breve.

Após a apresentação do engº Mário Moura seguiu-se o debate o debate moderado pelo engº Acúrcio Santos, em que o engº Mário Moura respondeu a perguntas sobre detalhes técnicos dos comboios de eixo variável e se discutiram diferentes opiniões sobre as vantagens e desvantagens técnico-económicas da utilização deste tipo de comboios e da alternativa de algaleação do troço Poceirão-Lisboa.


CONFERÊNCIA ADFERSIT

CONFERENCISTAS

  Orador01 Mário Lopes
Vice-Presidente da Direcção da ADFERSIT

“ENQUADRAMENTO DA CONFERÊNCIA”
[PDF]

  Orador02

Mário Moura (CAF)
Conferencista
[PDF]

 

  Orador03

Acúrcio dos Santos
Moderador


CONTEÚDOS

DOWNLOADS

Podcast

Ficheiro audio:
Mário
Lopes

Podcast

Ficheiro audio:
Mário
Moura

Podcast

Ficheiro audio:
Acúrcio dos
Santos

Podcast

Ficheiro audio:
Debate

Podcast

Ficheiro PDF:
Mário
Moura

 

 

Retroceder

Siga-nos em LinkedInfacebook| Contactos | Mapa do site | Termos e condições de utilização | @ 2010 ADFERSIT. Todos os direitos reservados