Associados
Beneméritos


MODELO DE GOVERNAÇÃO DOS PORTOS

Realizou-se no passado dia 16 de Março, no hotel Sofitel, em Lisboa, mais uma conferência dinamizada pela ADFERSIT desta vez abordando a temática do Modelo de Governação dos Portos. Foi orador convidado o Prof. José Augusto Felício, do Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa. A sessão foi moderada pelo Cmdt. João Soares, da Escola Náutica Infante D. Henrique.

Img_01 Img_02 Img_03

Na abertura da sessão o Dr. Vitor Caldeirinha, da Direcção da ADFERSIT, fez o enquadramento da conferência realçando a importância da discussão do tema tendo em conta que a competitvidade dos portos é fundamental para as empresas exportadoras portuguesas, referindo ainda que há muitos anos o modelo de governação dos portos tem vindo a ser discutido, mas que se colocam hoje em dia questões como a coordenação estratégica de investimentos públicos nos portos e a racionalização de meios, que tornam o tema actual.

A apresentação do Prof. José Augusto Felício, sobre o modelo de governação dos portos, abordou a situação actual dos portos portugueses, os desafios que se colocam, a gorvernação de portos estrangeiros e o modelo actual e futuro de governação dos portos portugueses, tendo defendido a alteração do actual modelo com a criação de duas únicas administrações de portos, no continente, uma a Norte e outra a Sul, com vista a conferir maior racionalidade às decisões estratégicas e operacionais, face à reduzida dimensão do mercado e ao facto de os recursos nacionais serem escassos, e que tal permitiria maior competitividade aos portos, com impacto nas empresas do País.

O Cmdt. João Soares, enquanto moderador, referiu que o conjunto dos portos nacionais tem pouco peso mesmo no contexto ibérico, tendo defendido a criação de uma única administração portuária a nível nacional, que permita aproveitar melhor os recursos e servir melhor os clientes nacionais, tendo-se depois seguido um debate com os participantes sobre as vantagens e desvantagens dos modelos de governação apresentados versus modelo actual.


CONFERÊNCIA ADFERSIT

CONFERENCISTAS

  Orador01 Vítor Caldeirinha
Membro da Direcção da ADFERSIT

“ENQUADRAMENTO DA CONFERÊNCIA”

  Orador02

José Augusto Felício (ISEG)
> DESAFIOS QUE SE COLOCAM AOS PORTOS
> GOVERNAÇÃO DE PORTOS ESTRANGEIROS
> MODELO ACTUAL E FUTURO DE GOVERNAÇÃO
> CONCLUSÕES

[PDF]

 

  Orador03

João Soares (ENIDH)
Moderador


CONTEÚDOS

DOWNLOADS

Podcast

Ficheiro audio:
Vitor
Caldeirinha

Podcast

Ficheiro audio:
José Augusto
Felicio

Podcast

Ficheiro audio:
João
Soares

Podcast

Ficheiro audio:
Debate

Podcast

Ficheiro PDF:
José Augusto
Felicio

 

 

Retroceder

Siga-nos em LinkedInfacebook| Contactos | Mapa do site | Termos e condições de utilização | @ 2010 ADFERSIT. Todos os direitos reservados