Associados
Beneméritos


CAMINHO DE FERRO EM PORTUGAL. QUE FUTURO?

No passado dia 01 de Fevereiro teve lugar no Hotel Sofitel, em Lisboa, mais uma Conferência organizada pela ADFERSIT, desta vez abordando a temática do futuro dos Caminhos de ferro em Portugal. Foram conferêncistas os antigos Presidentes da CP, Eng. Francisco Cardoso dos Reis e Eng. Ernesto Martins de Brito. A sessão foi moderada pelo Dr. António Crisóstomo Teixeira, também, antigo Presidente da CP e do IMTT. A necessidade de se ponderar o futuro do Caminho de ferro no nosso País e de que forma este modo de transporte pode contribuir, não apenas para a mobilidade das pessoas e bens, mas também como instrumento de uma política de desenvolvimento económico sustentado, do País, tornou esta sessão muito oportuna.

ADFERSITLOGO LOGISITICAMODERNALOGO LSCM2010LOGO

Na abertura, o Presidente da ADFERSIT, Dr. Joaquim Polido, referiu que a questão ferroviária tem de ser equacionada tendo em conta o endividamento acumulado das duas empresas de referência no sector (CP e REFER) e de como esta divida asfixia toda a gestão. Referiu, ainda, que o peso do serviço da dívida é de tal maneira pesado, que ultrapassa, de longe, os custos com o pessoal, destas empresas.

O primeiro orador, Eng. Francisco Cardoso dos Reis, enfatizou que, na sua perspectiva, o problema não é ser empresa privada ou pública, o que está em causa é ser boa ou má gestão e, essa, tanto pode ser pública como privada. Por outro lado, o Eng. Ernesto Martins de Brito fez questão de enfatizar que a solução para a operação ferroviária passa, necessariamente, pela sua privatização, não porque os gestores públicos sejam incapazes mas porque o accionista (Estado) só respeita os interlocutores com força, o que pela “natureza das coisas” só os privados podem assumir.

Referiu, ainda, que a grande questão que se coloca hoje, a todos nós, é a da definição da nossa rede ferroviária. Que rede ferroviária devemos ter? No final, o moderador, Dr. António Crisóstomo Teixeira, referiu a necessidade de se continuar a trabalhar sobre o assunto, dada a importância do modo ferroviário, no sistema de mobilidade nacional.


CONFERÊNCIA ADFERSIT

CONFERENCISTAS

  Orador01 Joaquim Henriques Polido
Presidente da ADFERSIT

“ENQUADRAMENTO DA CONFERÊNCIA”

  Orador02

Francisco Cardoso dos Reis
Conferencista

 

  Orador02

Ernesto Martins de Brito
Conferencista

 

  Orador03

António Crisóstomo Teixeira
Moderador


CONTEÚDOS

DOWNLOADS

Podcast

Ficheiro audio:
Joaquim Polido

Podcast

Ficheiro audio:
Cardoso dos Reis

Podcast

Ficheiro audio:
Martins de Brito

Podcast

Ficheiro audio:
Crisóstomo Teixeira

Podcast

Ficheiro audio:
Debate

Retroceder

Siga-nos em LinkedInfacebook| Contactos | Mapa do site | Termos e condições de utilização | @ 2010 ADFERSIT. Todos os direitos reservados